UMA VISÃO ECOPEDAGÓGICA


PROJETO EM DEFESA DA ECOLOGIA

 


 

A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO.

 

            Vivemos num mundo em que constantemente nos deparamos com descobertas e desafios no meio educacional, às vezes somos o autor em uma descoberta e contribuímos no processo de criação de alguma novidade. Em alguns casos nos sentimos orgulhosos por criarmos uma inovação, ou fazermos parte dela e isto nos ajuda em nossa auto–estima.

            No campo educacional nos deparamos com o tripé: Educação, Ensino e Aprendizagem. A educação nasce na estrutura familiar e se amplia na escola com o processo ensino-aprendizagem. Na atualidade a Tecnologia ajuda à educação, por outro lado, dependendo da busca feita pelo indivíduo, ou do poder de indução muito forte por parte do setor de comunicação corremos o risco. Ele é um sistema aberto a vários seguimentos e ideologias, sendo assim, cabe ao usuário deste, saber escolher o melhor.

Deve estar claro que muitas outras tecnologias nos ajudam, quando se pode ter acesso a ela. Um exemplo é o uso de um bom laboratório para pesquisa, um laboratório de informática, recursos audiovisuais para uma aula ou palestra e outros. Cabe uma análise quanto ao sujeito receptor da mensagem: ele está preparado, tem uma base educacional e estrutura familiar para dar suporte ao acesso a tais recursos tecnológicos?

A aprendizagem acontece de fora para dentro e pode acontecer também a auto-aprendizagem. Ela tem um conceito moralmente neutro, podendo ser de forma valorosa ou sem valor. Já, a educação está ligada a algo moralmente correto e valioso. Ambas caminham juntas e tem extremo valor, porém, é aqui que deve estar a nossa preocupação. Saber distinguir como advir o processo ensino-aprendizagem, pois, não há ensino sem a aprendizagem, porém existem casos em que defendem o surgimento da auto-aprendizagem.

Olhando para a evolução tecnológica no meio educacional, penso que não podemos deixar de usufruir daquilo que nos ajuda a oferecer o melhor para nossos orientandos, porém, acredito que a interação entre professor, aluno e o meio é de extrema importância. Acho que o trabalho coletivo é complexo, porém nos dá uma dimensão bem maior do ponto de vista humano. Ajuda-nos a valorizar o sujeito com quem nos relacionamos independentemente dele ser o que orienta, ou o orientado.

Entendo que a aprendizagem começa na relação com a família e depois vai ampliando na interação com o meio social. Assim, o processo educacional canaliza-nos para a vida em sociedade. Acredito que no caso dos recursos tecnológicos acontece um ensino, mais perdemos muito na aprendizagem que a meu ver está ligado ao contato, ao diálogo, ao sentir de perto - estar com + tato - ou seja, o contato com seu orientador e colegas de classe.

Em nosso país há uma diversidade cultural extremamente grande e mesmo quem está próximo de nós tem dificuldades em lidar com a realidade. Vejam em FREIRE[1] (2004. P 88). “... o bom professor é o que consegue enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento”.

Para que aconteça esta intimidade do pensamento como diz Freire, o profissional tem que conhecer a realidade do aprendiz. Deve se situar de parte do processo, cultural, intelectual, econômico e social deste. É muito difícil falar de uma realidade global sem ligá-la ao interessado e este terá dificuldade em conhecer o mundo com sua diversidade, se não souber olhar para o seu meio.

O sujeito pensante, aprendiz interessará e compreenderá o seu orientador, entrará neste universo de pensamento a partir do momento que ambos, orientador e orientando, estiverem em sintonia no pensamento. A tecnologia está aí para nos ajudar, porém no mesmo setor há muitos caminhos possíveis de se seguir, devemos aprender a trilhar os bons caminhos. Um bom orientador que nos motiva a escolher o melhor caminho é de extrema importância.

Acredito que os vários recursos tecnológicos nos ajudam. É obvio que não podemos abandoná-los, ao contrário, devemos melhor utilizá-los. Ao escrever esta matéria, aproveitei a oportunidade e gostaria de dizer que ela me proporcionou uma gama de reflexões sobre meu próprio pensamento, além de ajudar-me a refletir sobre a prática cotidiana. Espero que o leitor goste e valorize um pouco mais a importância do uso destes recursos tecnológicos. Tenha a certeza que é possível usufruir e extrair o melhor.          

 Tio Toninho.


 


[1] FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra, São Paulo, 2004.


CONHEÇA UM POUCO DA ESCOLA: EMEIEF RONDOMINAS

Veja algumas da experiências da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rondominas - EMEIEF RONDOMINAS

Lazer: crianças em espaço no pátio e no parquinho.

Atividades em sala de aula com o PRE I

Atividade em sala de aula com o I Ano

 

 

 Quadrilha                             Confraternização

A E.M.E.I.E.F RONDOMINAS é uma Instituição Pública de Ensino e a responsável por todas estas maravilhas.

 


De alunos para Alunos

Atividade trabalhada pelos alunos da Escola Estadual Maria de Matos em Rondominas - RO, tendo como público alvo os alunos do 1º Ano na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rondominas - EMEIEF RONDOMINAS.


Por que comemorar a Proclamação da República.

    Depois de uma exploração Colonial onde o Brasil sustentou por séculos uma Metrópole e vivenciou um período Monárquico. Indignados com a situação em que se encontrava o país surgiu uma corrente de pensamento em prool de um Governo Republicano. Além da exploração ocorrida nestes anos todos, havia interesses por parte dos brasileiros em manter o controle Político e Administrativo do país. Neste sentido, em 15 de novembro de 1999 ocorre a Proclamação da República. O país deixa de ser Monarquia e passa a buscar cada vez mais os interesses republicanos. Assim sendo, comemoramos até nos dias atuais esta mudança na estrutura política e administrativa do país. 


 

Evento na Escola Estadual Maria de Matos e Silva em Rondominas.

Lembrando o preconceito e racismo no Brasil escravocrata a Escola Estadual Maria de Matos e Silva preparou um evento com exposições e informações diversas retratando o Dia da Consciência Negra. O público presente assistiu vários teatros preparados pelos alunos e profissionais da escola, onde eles visavam conscientizar alunos e comunidade sobre a importância de refletir e compreender esta data comemorativa.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004422-ceb46cfaec/DSCF0792.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004221-936f994693/DSCF0797.JPG

Veja frases educativas e uma representação da exploração no Brasil escravocrata.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004423-ce7ffcf7a9/DSCF0816.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004415-88ff589f9d/DSCF0766.JPG

Neste caso, o público presente e uma aluna orintando o público que circulava pelo ambiente.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004427-4665b475f8/DSCF0826.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004428-8fbf790b97/DSCF0853.JPG

Este foi o início das apresentações dos teatros.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004414-9f503a0498/DSCF0759.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004413-e56abe665f/DSCF0758.JPG

Aqui está um grande painel e as pessoas observando o ambiente.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004431-3aef53be94/DSCF0780.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004432-aa956ab8f6/DSCF0781.JPG

Alguns quadros pintados pelos alunos da presente escola.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004433-2ae4b2bde9/DSCF0782.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004420-6b0406cf8e/DSCF0763.JPG

Mais produções

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004430-7077371716/DSCF0779.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004434-8004180fe3/DSCF0783.JPG

Algumas informações criadas pela escola e alunos.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004419-1277813707/DSCF0778.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004419-1277813707/DSCF0778.JPG

Espaço de exposições nas salas de aula.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004417-5e3f45f371/DSCF0773.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004411-29a8c2aa27/DSCF0752.JPG

Mais espaço com exposições.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004418-b920eba1b0/DSCF0776.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004425-656c766668/DSCF0805.JPG


A CAPACIDADE DE CRIAÇÃO SURGE ASSIM!

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004522-94f8595f28/DSCF0553.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004509-8fffe90fa5/DSCF0567.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004519-77baa78b44/DSCF0556.JPG

Olhem só o poder criador das mãos deste adolescete

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004500-c6791c7727/DSCF0577.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004502-e1a3ce29db/DSCF0574.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004518-f1e5af2df5/DSCF0558.JPG

É importante saber que a iniciativa foi das crianças ao brincar e a curiosidade despertou outras crianças até chegar num espetáculo de produção

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004524-5a4535b3ee/DSCF0551.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004516-62710636b7/DSCF0560.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004511-eeb87efb25/DSCF0565.JPG

Você analisou a importância desta interação entre as crianças

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004504-2af472ce62/DSCF0572.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004498-671d068170/DSCF0579_1.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004511-eeb87efb25/DSCF0565.JPG

Incrível, não! 

 

 



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!