PROJETO EM DEFESA DA ECOLOGIA

 

 

A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO.

 

            Vivemos num mundo em que constantemente nos deparamos com descobertas e desafios no meio educacional, às vezes somos o autor em uma descoberta e contribuímos no processo de criação de alguma novidade. Em alguns casos nos sentimos orgulhosos por criarmos uma inovação, ou fazermos parte dela e isto nos ajuda em nossa auto–estima.

            No campo educacional nos deparamos com o tripé: Educação, Ensino e Aprendizagem. A educação nasce na estrutura familiar e se amplia na escola com o processo ensino-aprendizagem. Na atualidade a Tecnologia ajuda à educação, por outro lado, dependendo da busca feita pelo indivíduo, ou do poder de indução muito forte por parte do setor de comunicação corremos o risco. Ele é um sistema aberto a vários seguimentos e ideologias, sendo assim, cabe ao usuário deste, saber escolher o melhor.

Deve estar claro que muitas outras tecnologias nos ajudam, quando se pode ter acesso a ela. Um exemplo é o uso de um bom laboratório para pesquisa, um laboratório de informática, recursos audiovisuais para uma aula ou palestra e outros. Cabe uma análise quanto ao sujeito receptor da mensagem: ele está preparado, tem uma base educacional e estrutura familiar para dar suporte ao acesso a tais recursos tecnológicos?

A aprendizagem acontece de fora para dentro e pode acontecer também a auto-aprendizagem. Ela tem um conceito moralmente neutro, podendo ser de forma valorosa ou sem valor. Já, a educação está ligada a algo moralmente correto e valioso. Ambas caminham juntas e tem extremo valor, porém, é aqui que deve estar a nossa preocupação. Saber distinguir como advir o processo ensino-aprendizagem, pois, não há ensino sem a aprendizagem, porém existem casos em que defendem o surgimento da auto-aprendizagem.

Olhando para a evolução tecnológica no meio educacional, penso que não podemos deixar de usufruir daquilo que nos ajuda a oferecer o melhor para nossos orientandos, porém, acredito que a interação entre professor, aluno e o meio é de extrema importância. Acho que o trabalho coletivo é complexo, porém nos dá uma dimensão bem maior do ponto de vista humano. Ajuda-nos a valorizar o sujeito com quem nos relacionamos independentemente dele ser o que orienta, ou o orientado.

Entendo que a aprendizagem começa na relação com a família e depois vai ampliando na interação com o meio social. Assim, o processo educacional canaliza-nos para a vida em sociedade. Acredito que no caso dos recursos tecnológicos acontece um ensino, mais perdemos muito na aprendizagem que a meu ver está ligado ao contato, ao diálogo, ao sentir de perto - estar com + tato - ou seja, o contato com seu orientador e colegas de classe.

Em nosso país há uma diversidade cultural extremamente grande e mesmo quem está próximo de nós tem dificuldades em lidar com a realidade. Vejam em FREIRE[1] (2004. P 88). “... o bom professor é o que consegue enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento”.

Para que aconteça esta intimidade do pensamento como diz Freire, o profissional tem que conhecer a realidade do aprendiz. Deve se situar de parte do processo, cultural, intelectual, econômico e social deste. É muito difícil falar de uma realidade global sem ligá-la ao interessado e este terá dificuldade em conhecer o mundo com sua diversidade, se não souber olhar para o seu meio.

O sujeito pensante, aprendiz interessará e compreenderá o seu orientador, entrará neste universo de pensamento a partir do momento que ambos, orientador e orientando, estiverem em sintonia no pensamento. A tecnologia está aí para nos ajudar, porém no mesmo setor há muitos caminhos possíveis de se seguir, devemos aprender a trilhar os bons caminhos. Um bom orientador que nos motiva a escolher o melhor caminho é de extrema importância.

Acredito que os vários recursos tecnológicos nos ajudam. É obvio que não podemos abandoná-los, ao contrário, devemos melhor utilizá-los. Ao escrever esta matéria, aproveitei a oportunidade e gostaria de dizer que ela me proporcionou uma gama de reflexões sobre meu próprio pensamento, além de ajudar-me a refletir sobre a prática cotidiana. Espero que o leitor goste e valorize um pouco mais a importância do uso destes recursos tecnológicos. Tenha a certeza que é possível usufruir e extrair o melhor.          

 Tio Toninho.


 


[1] FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra, São Paulo, 2004.

CONHEÇA UM POUCO DA ESCOLA: EMEIEF RONDOMINAS

Veja algumas da experiências da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rondominas - EMEIEF RONDOMINAS

Lazer: crianças em espaço no pátio e no parquinho.

Atividades em sala de aula com o PRE I

Atividade em sala de aula com o I Ano

 

 

 Quadrilha                             Confraternização

A E.M.E.I.E.F RONDOMINAS é uma Instituição Pública de Ensino e a responsável por todas estas maravilhas.

 

De alunos para Alunos

Atividade trabalhada pelos alunos da Escola Estadual Maria de Matos em Rondominas - RO, tendo como público alvo os alunos do 1º Ano na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rondominas - EMEIEF RONDOMINAS.

Por que comemorar a Proclamação da República.

    Depois de uma exploração Colonial onde o Brasil sustentou por séculos uma Metrópole e vivenciou um período Monárquico. Indignados com a situação em que se encontrava o país surgiu uma corrente de pensamento em prool de um Governo Republicano. Além da exploração ocorrida nestes anos todos, havia interesses por parte dos brasileiros em manter o controle Político e Administrativo do país. Neste sentido, em 15 de novembro de 1999 ocorre a Proclamação da República. O país deixa de ser Monarquia e passa a buscar cada vez mais os interesses republicanos. Assim sendo, comemoramos até nos dias atuais esta mudança na estrutura política e administrativa do país. 

 

Evento na Escola Estadual Maria de Matos e Silva em Rondominas.

Lembrando o preconceito e racismo no Brasil escravocrata a Escola Estadual Maria de Matos e Silva preparou um evento com exposições e informações diversas retratando o Dia da Consciência Negra. O público presente assistiu vários teatros preparados pelos alunos e profissionais da escola, onde eles visavam conscientizar alunos e comunidade sobre a importância de refletir e compreender esta data comemorativa.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004422-ceb46cfaec/DSCF0792.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004221-936f994693/DSCF0797.JPG

Veja frases educativas e uma representação da exploração no Brasil escravocrata.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004423-ce7ffcf7a9/DSCF0816.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004415-88ff589f9d/DSCF0766.JPG

Neste caso, o público presente e uma aluna orintando o público que circulava pelo ambiente.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004427-4665b475f8/DSCF0826.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004428-8fbf790b97/DSCF0853.JPG

Este foi o início das apresentações dos teatros.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004414-9f503a0498/DSCF0759.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004413-e56abe665f/DSCF0758.JPG

Aqui está um grande painel e as pessoas observando o ambiente.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004431-3aef53be94/DSCF0780.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004432-aa956ab8f6/DSCF0781.JPG

Alguns quadros pintados pelos alunos da presente escola.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004433-2ae4b2bde9/DSCF0782.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004420-6b0406cf8e/DSCF0763.JPG

Mais produções

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004430-7077371716/DSCF0779.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004434-8004180fe3/DSCF0783.JPG

Algumas informações criadas pela escola e alunos.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004419-1277813707/DSCF0778.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004419-1277813707/DSCF0778.JPG

Espaço de exposições nas salas de aula.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004417-5e3f45f371/DSCF0773.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004411-29a8c2aa27/DSCF0752.JPG

Mais espaço com exposições.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004418-b920eba1b0/DSCF0776.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004425-656c766668/DSCF0805.JPG

A CAPACIDADE DE CRIAÇÃO SURGE ASSIM!

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004522-94f8595f28/DSCF0553.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004509-8fffe90fa5/DSCF0567.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004519-77baa78b44/DSCF0556.JPG

Olhem só o poder criador das mãos deste adolescete

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004500-c6791c7727/DSCF0577.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004502-e1a3ce29db/DSCF0574.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004518-f1e5af2df5/DSCF0558.JPG

É importante saber que a iniciativa foi das crianças ao brincar e a curiosidade despertou outras crianças até chegar num espetáculo de produção

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004524-5a4535b3ee/DSCF0551.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004516-62710636b7/DSCF0560.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004511-eeb87efb25/DSCF0565.JPG

Você analisou a importância desta interação entre as crianças

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004504-2af472ce62/DSCF0572.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004498-671d068170/DSCF0579_1.JPGDescrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004511-eeb87efb25/DSCF0565.JPG

Incrível, não! 

 

 

INCLUSÃO

Como se aprende...

O aprendizado acontece em vários setores. A escola é um caminho para dar sequência à base familiar. 

 

Frequente-a!

Tio Toninho. 

Professor:

 O responsável por tantas descobertas, dentre elas, a descoberta de si mesmo.

 

    Perceba a insistência deste adolescente em produzir algo diferente daquilo que ele esta acostumado. É a tentativa de superar aquilo que é comum a todo o estudante, sair da condição de aluno e assumir o lugar do professor.

Neste caso, a adolescente está assumindo a função de um professor. Este é um segundo passo na vida do estudante, é ir além, sentir o prazer e os desafios que um profissional desta área enfrenta.

 

 Aqui, a mesma adolescente da foto anterior, passa a orientar um trabalho em grupo. Este é um novo processo que exige outras habilidades.

Nesta imagem , as alunas estão brincando de ensinar, mesmo sem perceber, elas estão dando uma contribuição importantíssima à esta criança. É difícil calcular a dimensão desta contribuição, mas há uma certeza, a de que a criança está aprendendo.

Por fim, podemos presenciar um professor consagrado e veja por este ângulo o tamanho da responsabilidade deste profissional. Quantas pessoas capazes de ampliar seu raciocíneo a partir da colaboração deste ser que aposta no seu semelhante.

PARABÉNS A TODOS OS INCANSÁVEIS PROMOTORES DE PARTE DO CONHECIMENTO DO SEU SEMELHANTE.

    Aos professores, personagens incontestáveis na colaboração da formação humana, meus votos de muita força e determinação na sua prática cotidiana. Vocês fazem parte de um grupo de profissionais pouco valorizado pelo poder público, porém são a esperança de inúmeras pessoas que buscam um futuro com maior clareza. 

    Continui na persistência e sempre tenha a certeza de que o seu trabalho não será esquecido por alguém. Neste mês de outubro vocês devem ser lembrados como todos os outros meses do ano, porém escolheram uma data específica para garantir algo de mais específico como recordação a este profissional que você é.

    Muito sucesso a todos os professores, profissionais reconhecidos por muitas pessoas como um segundo representante da família (pais). Após a formação da família que é a base, ocorre esta segunda etapa de formação com os "professores e pais em segundo plano".

Felicidades!

Tio Toninho.

Como se chega ao Letramento!

Primeiros sinais gráficos.

Evolução e representação do real.

Imagens associadas à letras.

Representação do real (ABELHA).

Uma escola.

A parte interna de uma sala de aula.

Um misto simbólico de carinho(CORAÇÃO) e elementos da natureza.

Representação de uma paisagem.

 

 

Como se chega ao Letramento!

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004468-3c6da3d67e/DSCF0743.JPG

Primeiros sinais gráficos.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004467-c7543c84e2/DSCF0828a.JPG

Evolução e representação do real.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004469-d8c6cd9c0e/DSCF0744.JPG

Imagens associadas à letras.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004470-6aadc6ca1b/DSCF0750.JPG

Representação do real (ABELHA).

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004472-4c7e24d779/DSCF0514.JPG

Uma escola.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004473-a540ba63a8/DSCF0499.JPG

A parte interna de uma sala de aula.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004273-e3837e47e9/DSCF0597.JPG

Um misto simbólico de carinho(CORAÇÃO) e elementos da natureza.

Descrição: http://files.tiotoninho.webnode.com.br/200004475-635a264545/DSCF0607.JPG

Representação de uma paisagem.

 

 

 


Contato

Tio Toninho.

Ouro Preto do Oeste
76920-000