UMA VISÃO ECOPEDAGÓGICA


E-Proinfo

20/12/2014 11:43

—————

Voltar


PROINFO

O PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação ao fazer uma revisão do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) da Secretaria de Educação a Distância, criou uma nova versão - O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) em 2007.

A articulação previa três componentes:

Ø  a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas

Ø  a formação continuada dos professores e agentes educacionais

Ø  a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais mutimídias e digitais.

Deste contexto surge ainda o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado).

 
 

 


UM TEMA PERTINENTE

POR QUE USAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA?

 

Ser humano, superação das espécies animais e vítima da sua própria criatividade.

 

Acredito que para compreender o uso da tecnologia na escola, primeiramente devemos estar ciente de que somos uma espécie criativa e esta capacidade de invenção acaba frustrando quem tem menos acesso à informação. O importante neste momento é entender que, se somos humanos e fazemos parte da espécie criativa, esta criatividade está presente em nós e precisa ser despertada.

Como ser humano, a busca de superação é constante e sempre queremos mais. Nesse sentido chegamos ao nível tecnológico atual. Entretanto, sempre houve, segundo a história, alguém buscando dominar seu semelhante e a reação dos dominados gerou transformações e ajustes relevantes.

É aí que inserção das TIC na escola se torna importante a meu ver. Ela é uma ferramenta que atinge todas as camadas sociais em um ambiente privilegiado, espaço este, em que as pessoas vão para aprender mais. O professor, além de usufruir dos benefícios da informação, colabora com a nova geração enlevando a auto-estima da mesma.

Neste sentido, os alunos, novos promotores do conhecimento acompanharão a evolução de perto, sua inserção no mercado de trabalho será facilitada e o mundo real estará mais próximo. Muitos humanos na atualidade vivem uma experiência desumana, em um mundo ilusório que estigmatiza sua capacidade intelectual.

Por ser um projeto recente na minha região, as TIC estão aparecendo, porém é possível ouvir comentários relacionados a aulas mal assessoradas e o espaço, segundo comentários, vira um passa tempo para alunos. Isto não deve ser entendido como acusação, mais uma afirmação de que o projeto está no caminho certo, o profissional deve ser potencializado para canalizar à nova geração a era da globalização.

Finalizando, a internet dá a oportunidade que o rádio e a televisão não nos deram, saímos da informação que pode ser manipulada, para o diálogo e troca de experiência. Somos seres sociais e aprendemos com nossos semelhantes, esta troca de informação ocorrendo de forma crítica, criativa e mais humanizada pode ser o caminho para a próxima fase da história da humanidade. 

Tio Toninho.  

 


MAIORES INFORMAÇÕES

ACESSE - http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo

 



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!