UMA VISÃO ECOPEDAGÓGICA


Espigão do Oeste

28/01/2015 12:15

—————

Voltar


Área Urbana de Espigão do Oeste

Cidade localizada fora da BR 364.


Espigão do Oeste

Em 1956, ao ouvir um convite do Governo através da rádio, para que as pessoas ocupassem a região Amazônica, a família Mehorança do Sr. João Guerino Mehorança resolveu partir de São Paulo para  Rondônia , porém somente em fevereiro de 1967 eles chegaram no local e deram o nome de Espigão. Ali iniciou-se um núcleo de povoação com casas cobertas de palhas e parede de coqueiro.

Espigão é um Município de Rondônia que fica afastado da BR 364, está localizado na região Leste do Estado e faz fronteira com o Estado do Mato Grosso. É uma cidade influenciada por descendentes de pomeranos. Fala-se que Espigão é a cidade mais pomerana da Região Norte do País. O Município de Vila Pavão no Espírito Santo foi um Estado brasileiro que mais perdeu habitantes para esta área de colonização. Com uma população que ultrapassa 30.000 habitantes, a cidade tem um bom índice na educação e é sede da Federação de Motociclismo de Rondônia.

No final dos anos 60 e início de 70, Espigão já era uma vila. Conta-se que o Padre Adolfo Rool, nome dado a muitas Ruas das cidades rondonienses, celebrou a primeira missa naquela vila, em 1970.

Um fato que merece ser lembrado foi o conflito por terra. Havia lotes com 2000 há de terras e com a chegada do INCRA, órgão responsável pela regularização das terras, o mesmo só aceitava demarcar lotes com 100 há. Isto gerou uma revolta na população que até desativaram uma ponte serrando-a, no entanto, policiais armados e com muita crueldade espancaram muitos trabalhadores e prenderam até prenderam alguns que conseguiram em seguida a liberdade. Em função dos conflitos, gerou a agilidade na documentação das terras.  

O sub-distrito foi criado em 03 de março de 1977 e a sua emancipação foi em 16 de junho de 1981. 

Tio Toninho.

 



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!