PLANTAS DA REGIÃO AMAZÔNICA

19/12/2014 21:09

Amburana ou cerejeira

Nome vulgar:Amburana, ou Cerejeira

Nome científico: Amburana Cearensis

Família: Fabaceae   

Esta é uma árvore nativa na região Amazônica. Ela é de grande porte e muito utilizada na fabricação de móveis. Quando plantada em área de desmatamento na região central de Rondônia, pode se desenvolver e garantir em poucos anos um nível considerável de tamanho.

A Amburana ou Cerejeira é muito apreciada, porém foi bastante explorada, principalmente em Rondônia. Esta árvore

(na foto)

foi plantada em área desmatada e em 15 a 18 anos aproximadamente atingiu uma dimensão considerável. Observando esta possibilidade, fica claro que é possível plantar muito mais, pois além de recompor a natureza em processo de extinção, contando com um bom plano de manejo, esta panta pode gerar renda em poucos anos.

 

Buriti

           

 

 

Palmeira do buriti.

É uma planta que está sempre presente em áreas de brejos e ocorre em várias reigões do Brasil. Seu fruto é muito apreciado pelos humanos. Dele se faz óleo, doce, suco, bolo e ainda se aproveita suas fibras para artesanato. Também é usado como ornamentação em ruas e praças, pois suas raízes não danificam calçadas como certas árvores.

Conheido popularmente, como - buriti, coqueiro buriti, palmeira, muriti, etc.

Nome científio  - Mauritia Flexuosa L.

Famíia - Palmae  

       

TECA

Teca - Tectona Grandis.

Árvore de crescimento rápido, resistente ao fogo, pragas e doenças muito apreciada na europa, o que possibiita a exportação para países do Continente Europeu. Ela prefere altitude, exige solos férteis com ph variando entre 5.5 a 7.0. Seu sistema radicuar é pivotante e aceita, com sucesso, consórcio com café ou projetos
agrosilvopastoril - lavoura - pecuária-floresta.

Esta espécie é originária da Índia e Indonésia. Sua madeira produz troco reto, de excelente qualidade, resistente a cupins, carunchos e outros insetos, e  ainda, pode atingir até 30m de altura. Ela é imune a ação de fungos  apodrecedores de madeiras e pode ser exposta ao tempo e a água ou enterrada sem sofrer danos.

A madeira da TECA é muito utilizada na indústria naval, na confecção de móveis finos, tanques para produtos químicos dentre outras. O  cerne é tão durável quanto o da aroeira e está sendo bastante empregado na atualidade. Em duas décadas o pantio está apto a um bom retorno.


 

Cedro rosa.

Em breve teremos foto.

Nome científico  - Cedrela fissilis vell

Nome popular - cedro, cedro rosa, cedro vermelho, cedro branco, cedro amarelo e outros.

Família - Meliaceae

Esta espécie é de crescimento rápido, chega a atingir 20 a 35 metros de altura com um tronco de 60 a 90 cm de diâmetro. Ela florece nos meses de agosto- setembro e por volta de julho-agosto seu fruto amadurece com uma enorme quantidade de sementes prontas para formação de mudas.

Suas sementes podem ser colhidas diretamente da árvore, desde que a abertura dos frutos seja espontânea. A muda desenvolve rapidamente e a espécie pode ser utilisada em mata ciliar, área aberta, sub-bosque e solo degradado. Uma desvantagem é que esta planta, em sua formação, é muito atacada por broca
quando pantada no campo de forma homogênea e isto exige muito cuidado.


Mogno

 Cedro Mogno

Esta foto foi tirada para ilustrar modelo de árvore do mogno. 

Nome científico - Swietenia macrophylla

Nomepopular - Mogno, mogno-brasieliro, araputanga, etc.

Família - Meliaceae

Árvore muito apreciada e bastante presente na região amazônica, principalmente no Estado do Pará. É uma planta que se desenvolve bem a pleno Sol, intolerante a clima com temperatura baixa. Na vida adulta atinge grande altura e um diâmetro surpreendente.

Ela é moderada ao apodrecimento, pouco durável em contato com solo e umidade. No entanto, tem uma procura pela sua importância na fabricação de mobiliário de luxo,objetos de adorno, painéis, réua de cálculo, laminados, acabamentos internos de construção civil, dentre outras. Ótima para arborisar parques e jardins.

Um grande problema é o ataque da brocas do mogno quando plantado sozinho. Neste sentido, recomenda-se o plantio em consórcio com outras espécies. Um outro fator que deve ser lembrado e que é bastante triste, principalmente para os defensores do meio ambiente, é quando se embra que esta espécie é uma fora
brasileira ameaçada de extinção.

 

 

 

Maravilha da natureza

Por do Sol em Rondônia.

As informações sobre plantas contidas nesta página são superficiais. Basicamente trará o nome científico e noções principais para atender a curiosidade do leitor. Objetivamos instiar o leitor a pesquisa com maior profundidade sobre o assunto.

CURIOSIDADE

Você está vendo uma vida nesta árvore? 

Uma árvore de grande porte abriga muitas vidas e este é um dos grandes segredos no meio ambiente. Quem é leigo não percebe detalhes em um ambiente natural. Quando o inseto se camufla a visibilidade se torna menor ainda.

Tio Toninho.


Contato

Tio Toninho.

Ouro Preto do Oeste
76920-000