UMA VISÃO ECOPEDAGÓGICA


Guajará-Mirim

27/01/2015 15:43

—————

Voltar


Guajará-Mirim

Região de seringais, pouco povoada no século XIX, só se constituiu como área urbana com a criação da EFMM. Assim como Santo Antônio foi influenciado com o ponto inicial da estrada de ferro, Guajará também se beneficiou sendo instalado no ponto final da mesma. O espaço criado para superar as barreiras naturais da cachoeira fica entre as duas atuais cidades.

O nome Guajará Mirim se originou de um dialeto indígena que significa “cachoeira pequena”. A reação comercial com a Bolívia e a extração do látex, eram os destaques iniciais, pois ali bem próximo está Guayaramerim, cidade boliviana. Foram anos de luta e vários confrontos com os nativos da região que impediam o desenvolvimento local. Os indígenas que mais se estacaram foram os Pacaás Novos.

Prevendo proteger a fronteira com a Bolívia, em 1912 instalaram um posto fiscal no local, a pequena vila foi se estruturando e em 10 de abri de 1929 foi transformado em município. O município, atualmente possui uma área de 24.856 km2.


 Temos nesta foto do Google earth há duas cidades na fronteira de Brasil e Bolívia

Do lado direito do Rio Madeira temos a cidade brasileira de Guajará-Mirim e do lado esquerdo a cidade boliviana de Guayaramerin



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!