UMA VISÃO ECOPEDAGÓGICA


HORTALIÇAS

19/12/2014 21:15

 

 

—————

Voltar


 

Hortaliças

Cultivar indispensável  para todos nós.

 

 TOMATE

 Nome científico: Solanum Lycopersicum

De origem precolombiana, provavelmente cultivado no Peru e México a 700 ac. O tomate possui várias espécies na atualidade e faz parte da mesa de quase todos os brasileiros. Ele contém vitaminas A, B e C, sais minerais, Fósforo, ferro, potássio e magnésio, e ainda, possui um baixo teor de calorias. É muito eficaz ao organismo. Além de ser purificador do sangue, combate doenças do fígado, o desgaste mental, perturbações digestivas e pulmonares, sendo contra-indicado para pessoas que sofram de fermentações gástricas e acidez no estômago. Seu suco puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais e, na luta contra infecções em geral, exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.

 

ALFACE 

Nome científico: Lactuca Sativa L.

Existem muitas variedades de alfaces e estas diferem em importância nutritiva tendo maior ou menor grau. Sabe-se que as espécies de folhas escuras superam às de folhas claras. Elas apresentam beta-caroteno, folato, vitamina C, Cálcio, ferro e potácio. Contém muitas fibras e poucas calorias.

Vejam abaixo a importância de algumas espécies!

 - Alface-americana - Alface crespa de cabeça compacta. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas;

- Alface-de-cordeiro - Tem folhas pequenas e delicadas, uma verdura muito valorizada;

- Alface de folha solta - Inclui alfaces de ramos ou folhas verdes ou roxas, assim como outros tipos que não formam cabeças;

- Alface lisa - A mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave;

- Alface romana - Tem folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas.

 

RÚCULA

Nome Científico: Eruca sativa

Os nutrientes da rúcula são semelhantes aos da mostarda. É rico em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Também é um excelente estimulante de apetite.

Almeirão

Nome Científico:Cichorium intybus

Originário da Europa Mediterrânea, o almeirão é uma Asteraceae (a mesma família da chicória, alface, dente-de-leão e serralha). Fornece vitaminas A, C e do complexo B, além de ser boa fonte de fósforo e ferro.

CEBOLINHA

Nome Científico: Allium fistolosum

A cebolinha apresenta ferro, vitaminas, principalmente A e C. É indispensável na cozinha dos brasileiros. Seu nome deriva do latim cepa (cebola).

Existem registros da existência da Cebolinha na China há mais de quatro mil anos, onde era conhecida como a "pérola entre as
verduras". Dizia-se na China que quanto mais forte o aroma e o sabor da Cebolinha, maior seu poder de cura. Trazida do Oriente por Marco Polo, rapidamente tornou-se indispensável no uso culinário do Ocidente.

 

BETERRABA

Nome Científico:  Beta vulgaris esculenta

A beterraba é uma hortaliça muito popular e rica em açúcares, sais minerais e vitaminas.

 

 

 

 

 
 

 



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!