Marechal Rondon

30/01/2015 15:05

Em Construção

Marechal Rondon

Sertanista brasileiro que nasceu em 05 de maio de 1865 no Município de Santo Antônio de Leverger, Estado de Mato Grosso. Ele era um Militar com a Patente de Marechal e Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro. Descendente de indígenas Bororó, Terena e Guará, se tornou órfão muito cedo, sendo criado pelo tio. Mais tarde foi para o Rio de Janeiro e ingressou-se na Escola Militar desde início dos anos de 1881, cursou Matemática, Ciências Físicas e Naturais.

Rondon participou de Movimentos abolicionistas e republicanos e desafiou à Construção da Linha Telegráfica ligando Mato Grosso a Goiás. Foi importante no relacionamento com os índios, estendeu as linhas telegráficas de Cuiabá até atingir a fronteira do Paraguai e Bolívia. Também desafiou na construção da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Madeira, experiência esta que se destacou com a Comissão Rondon. Esta foi a mais importante no caso de Rondônia, pois além de atravessar todo o Estado, beneficiou a região amazônica.

Outra façanha que aconteceu, foi o fato de Rondon conhecer o Forte Príncipe da Beira em 1906, a EFMM entre 1907 e 1915 e a comissão liderada por ele servir como estímulo a ocupação do Estado que acabou homenageando-o. Rondon foi um “protetor” dos povos indígenas, chegou a ser alvo dos Nambikuaras mas não reagiu respeitando a defesa deles. Foram muitos quilômetros de Linhas Telegráficas realizadas que teve sua conclusão e inauguração em 1915.

Marechal Rondon foi considerado um pioneiro a abrir caminhos, desbravar terras, construir linhas telegráficas, mapear e manter contato com diversos povos indígenas da Amazônia. Foi importante na criação do SPI (Serviço de Proteção ao Índio) e registro de etnias indígenas do Brasil. Aprendeu várias línguas indígenas e foi colaborador no Getúlio Vargas. É evidente que de toda sua luta e experiências rederam muitas homenagens, como o caso do nome do Estado de Rondônia, nome de ruas, aeroporto e outros.

Tio Toninho. 


Contato

Tio Toninho.

Ouro Preto do Oeste
76920-000