UMA VISÃO ECOPEDAGÓGICA


Marechal Rondon

30/01/2015 15:05

Em Construção

—————

Voltar


Marechal Rondon

Sertanista brasileiro que nasceu em 05 de maio de 1865 no Município de Santo Antônio de Leverger, Estado de Mato Grosso. Ele era um Militar com a Patente de Marechal e Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro. Descendente de indígenas Bororó, Terena e Guará, se tornou órfão muito cedo, sendo criado pelo tio. Mais tarde foi para o Rio de Janeiro e ingressou-se na Escola Militar desde início dos anos de 1881, cursou Matemática, Ciências Físicas e Naturais.

Rondon participou de Movimentos abolicionistas e republicanos e desafiou à Construção da Linha Telegráfica ligando Mato Grosso a Goiás. Foi importante no relacionamento com os índios, estendeu as linhas telegráficas de Cuiabá até atingir a fronteira do Paraguai e Bolívia. Também desafiou na construção da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Madeira, experiência esta que se destacou com a Comissão Rondon. Esta foi a mais importante no caso de Rondônia, pois além de atravessar todo o Estado, beneficiou a região amazônica.

Outra façanha que aconteceu, foi o fato de Rondon conhecer o Forte Príncipe da Beira em 1906, a EFMM entre 1907 e 1915 e a comissão liderada por ele servir como estímulo a ocupação do Estado que acabou homenageando-o. Rondon foi um “protetor” dos povos indígenas, chegou a ser alvo dos Nambikuaras mas não reagiu respeitando a defesa deles. Foram muitos quilômetros de Linhas Telegráficas realizadas que teve sua conclusão e inauguração em 1915.

Marechal Rondon foi considerado um pioneiro a abrir caminhos, desbravar terras, construir linhas telegráficas, mapear e manter contato com diversos povos indígenas da Amazônia. Foi importante na criação do SPI (Serviço de Proteção ao Índio) e registro de etnias indígenas do Brasil. Aprendeu várias línguas indígenas e foi colaborador no Getúlio Vargas. É evidente que de toda sua luta e experiências rederam muitas homenagens, como o caso do nome do Estado de Rondônia, nome de ruas, aeroporto e outros.

Tio Toninho. 



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!