Porto velho

27/01/2015 15:38

PORTO VELHO

Criado a margem direita do Rio Madeira desde 1907 pelos corajosos desbravadores que desafiaram construir uma estrada de ferro, a EFMM - em Santo Antônio, plena selva Amazônica. Porto Velho surgiu como um pequeno porto amazônico no Rio Madeira a 7 km de Santo Antônio, área encachoeirada do Rio Madeira. Este pequeno porto militar, posteriormente foi substituído por um novo porto em Santo Antônio.

O Rio Madeira é o maior afluente do Rio Amazonas pela margem direita, mas possui um trecho encachoeirado que ocupa um espaço de 380 km. Ao se sentirem desafiados pelas barreiras naturais do Madeira – selva e cachoeira os construtores e armadores resolveram utilizar o pequeno porto, denominado porto velho, pois o mesmo estava em um local bem mais favorável. Daí a origem do nome da Capital do Estado de Rondônia.

O velho porto foi muito útil para descarregar materiais para a obra da EFMM que foi concluída em 1912 e basicamente não foi utilizada. No entanto, a cidade de Porto Velho nasceu e cresceu das instalações da ferrovia e a exploração de ouro, cassiterita e sem dúvidas da borracha. A oficialização do município foi em 02 de outubro de 1914.

O Município tem uma área de 34.000 m2 de território e uma população que utrapassa 100 mil habitantes. É importante lembrar que no término da EFMM em 1912, o local tinha uma população equivaente a 1000 habitantes e hoje atinge esta marca histórica.

Tio Toninho.

 

 

 

 

 

Atualmente a Capital do Estado de Rondônia está assim...

Pela esquerda o Rio Madeira à direita do Madeira a cidade.


Contato

Tio Toninho.

Ouro Preto do Oeste
76920-000